Preparados / Produtos p/ Tirar Manchas - 1920



Benzina como meio de limpeza.


Procedendo-se da maneira comum para tirar manchas de graxa das fazendas (tecidos), forma-se sempre uma margem de mau aspeto. Esta margem pode ser evitada pela seguinte maneira: uma folha de rnata-borrão de cor escura é dobrada três vezes; sobre ela é espalhada magnésia pulverizada, bem molhada de benzina. Tudo isto é coberto por um outro mata-borrão dobrado, e fortemente apertado por um ferro de passar roupa, ou pelo palmo da mão. Assim, a .graxa é dissolvida e absorvida pelo mata-borrão, junto com o dissolvente, de modo que não se pode formar margem alguma na fazenda. É preferível aplicar este processo somente durante o dia, ou então com uma boa luz elétrica.

Para tirar água e impurezas de benzina.
O couro camurçado extrai da benzina a água e as impurezas nela existentes.


Sucedâneo de benzina como meio de limpeza.


1.  7,5 grs. de clorofórmio
— 7,5 grs. de éter
— 60 grs. de álcool
— 2250 grs. de uma cocção de 30 grs. de casca de quilaia.
2.  10 partes de  éter  acético
— 10 partes de  acetato de amila
— 10 partes de amônia líquida
— 70 partes de álcool diluído.
3. Uma mistura de partes iguais de acetona, amônia líquida e álcool diluído.
Esta mistura não é inflamável,

Para tirar manchas de cerveja em seda.


Mistura-se partes iguais de água e álcool e esfrega-se, cuidadosamente, com uma esponja ou um trapo mole, os lugares manchados até o desaparecimento das manchas.

Para tirar manchas de tinta em seda.


1. Esfrega-se a mancha com um pedaço de linho, molhado numa mistura de partes iguais de terebentina e éter, até que a sujeira desapareça. Depois cobre-se a mancha com uma camada fina de argila branca, coloca-se em cima desta um pedaço de papel de filtro, e aperta-se tudo com um ferro de passar roupa quente. Este processo é repetido até o desaparecimento das manchas.
2. Prepara-se uma pasta bem líquida de talco e a seguinte solução:
—23,4 grs. de álcool amoniacal
— 54,6 grs. de éter
— 14,5 grs. de benzina
— 3,9 grs. de óleo de alfazema
— 200 grs. de tintura de quilaia
— 250 grs. de álcool.
Com esta pasta cobre-se a mancha. Depois de seca, escova-se a seda, esfregando-a posteriormente com migalhas de pão. Manchas velhas devem ser umedecidas com clorofórmio, antes do tratamento. Tratando-se de seda, há vantagem de fazer uma experiência prévia, com uma amostra do tecido, para verificar si o tratamento não modifica a cor da seda. Neste último caso, pode-se tentar o afastamento da mancha por tetracloreto de carbono. Porém, convém anotar que o tetracloreto tem a propriedade de tornar a seda insensível a outros tratamentos posteriores.

Para tirar manchas de graxa.


1. 
Líquido: a)
—100 grs. de espírito de sabão
— 25 grs. de amônia líquida de 10%
— 15 grs. de éter acético, 
Líquido: b) 
200 grs. de benzina
— 40 grs. de éter
— 30 grs. de éter acético
— 60 grs. de óleo de terebentina.

2. Sabão mole: 10 grs. de bílis de boi são aquecidos com 100 grs. de álcool. Este líquido é filtrado, e no filtrado dissolve-se 10 grs. de sabão mole e 10 grs. de sabão duro; finalmente, a solução é engrossada no banho-Maria.

3. 90 grs. de tintura de casca da saponária são misturados com 600 grs. de benzina; a mistura deve ser fortemente agitada. .

4. 250 grs. de carbonato de potássio são dissolvidos em cerca de 600 grs. de água branda, quente. A esta solução adiciona-se 1000 grs. de sabão branco, cortado em pequenos pedaços, e tudo é aquecido no banho-Maria até a dissolução, sob contínua revolução. Quando a massa durante o esfriamento começa a solidificar, adiciona-se uma solução de 15 grs. de cânfora em 15 grs. de álcool, assim como 15 grs. de amônia. Querendo-se obter um produto pastoso, utiliza-se em lugar do sabão branco um sabão de potássio, e menos ou nenhuma água.

5. Prepara-se um extrato de casca de saponária por cocção de casca da saponária (cerca de 80 grs.) em água até a mesma atingir uma cor escura. Filtra-se o líquido, e evaporiza-se a água restante, até obter um extraio sólido. 15 grs. deste extraio são pulverizados e misturados com 15 grs. de bórax pulverizado e 60 grs. de bílis de boi fresco. Finalmente, derrete-se 225 grs. de sabão branco com adição de pouca água, junta-se a outra mistura, e mistura-se bem.

6. Mistura-se 15,6 grs. de sabão branco — 15,6 grs. de clorofórmio — 30 grs. de amoníaco e 15,6 grs. de álcool, e adiciona-se água até perfazer um total de 240 grs. Esta mistura impele a rolha da garrafa, logo esta deve ser bem segurada.

Preparado não inflamável para tirar manchas.


Pasta para manchas. Mistura-se 30 partes de bórax com 30 partes de extrato de quilaia moendo-os meticulosamente; a esta mistura adiciona-se 120 partes de bílis de boi, resultando uma solução parcial. Esta massa é misturada com 450 partes de sabão, e derretida. Guarda-se a mesma em latas ou em moldes compridos (barras).



Para tirar manchas em livros.


1. Afastamento de manchas de graxa:
Numa vasilha, amassa-se um pouco de magnésia calcinada com quantidade de benzeno que se possa obter uma massa viscosa. Esta pasta é aplicada  as manchas e comprimida sobre as mesmas durante duas horas. Deixa-se a pasta de magnésia aplicada até ela se tornar novamente friável e pulverulenta. Finalmente, ela é afastada com cuidado para que o livro não sofra qualquer prejuízo.

2. Raspa-se um pouco de giz preparado, ou carbonato de cálcio, em cima de uma folha de mata-borrão, e põe-se sobre esta o verso da folha do papel manchado. Depois disso, cobre-se a mancha de graxa com giz ou carbonato de cálcio, põe-se sobre tudo um mata-borrão e finalmente um ferro para passar roupa, pouco aquecido. Quando a mancha não desaparecer completamente, o tratamento deve ser repetido.

3. Afastamento de sujeiras: Aplica-se nos lugares sujos um pouco de água oxigenada. O papel não sofre prejuízo algum.

Pasta para tirar manchas.


2 partes de bórax são misturadas com 3 partes de bílis de boi; adiciona-se 20 partes de sabão de banha finamente pulverizado e, finalmente, l parte de ácido oléico.

Sabão líquido para tirar manchas.

Um bom sabão para uso doméstico é raspado e dissolvido em amônia líquida, por forte agitação; esta solução é diluída com amônia líquida até atingir a consistência de xarope. A mistura é aplicada nas manchas, lavando-se depois com água morna.

Líquido para tirar manchas.


1. — 26 grs. de óleo de terebentina purificado 
    — 157 grs. de álcool
    — 157 grs. de éter são agitado.s com 15 gotas de óleo de limão, e conservados numa garrafa bem fechada. Para o uso umedece-se as manchas com este líquido e esfrega-se com papel igualmente ume-decido neste líquido.
2.— 100 grs. de álcool de 95%  
   — 30 grs. de amoníaco e 4 grs. de benzina são misturados. 
A mistura serve para afastar manchas de ácido, resina, cera, alcatrão e graxa.
Terra Fuller corno meio para tirar manchas.

250 grs. de sabão comum são ralados com a mesma quantidade de hidróxido de sódio, até se obter uma mistura bem pastosa ; em seguida, adiciona-se pouco a pouco a gema de 8 ovos e 250 grs. de bílis de boi purificado (estas duas substâncias devem ser misturadas antes da adição).
Depois disso, junta-se pequenas quantidades de terra Fuller, formando-se a massa em bolas ou pedaços de forma conveniente. Para o uso, raspa-se pedacinhos pequenos e prepara-se com água uma pasta, que se aplica na mancha.

Para tirar manchas de nitrato de prata .


1. Manchas velhas são umedecidas com uma solução de permanganato de potássio; depois de uma hora aplica-se forte ácido muriático concentrado, e finalmente lava-se com amônia líquida.
2. 300 grs. de sal de Glauber (sulfato de sódio) — 140 grs. de cloreto de cal — 280 grs. de água.
3. Pelo tratamento com iodeto de potássio formam-se manchas de iodeto de prata, que podem ser afastadas completamente mediante ácido hiposulfuroso diluído.
4. 10 grs. de sublimado (veneno) — 10 grs. de cloreto de amônio — 80 grs. de água distilada.

Para tirar manchas de iodo.


1. Umedece-se com amoníaco ou uma solução de hiposulfito de sódio.
2. Umedece-se levemente com uma solução de permanganato de potássio e depois várias vezes ácido muriático diluído; finalmente, esfrega-se com amônia líquida.

Para tirar manchas de cacau.


1.  Aplica-se  glicerina  e  lava-se  com  água.
2.  Manchas frescas de cacau podem ser afastadas rapidamente esticando-se fortemente sobre um prato fundo, e deixando-se gotejar de vagar água fria sobre a mancha. Para facilitar, pode-se esfregar cuidadosamente com o dedo.

Para tirar manchas frescas de vinho e frutas.


Mergulha-se o lugar manchado em leite doce, morno, e lava-se as manchas no mesmo. Si as manchas não desaparecerem, mergulha-se as peças  em  água,  na qual foi  dissolvido ácido sulfuroso. Depois  de pouco  tempo,  as  manchas  desaparecerão.   
Depois  deste tratamento,  a  roupa  deve  ser lavada  primeiramente  em  água fria. e depois em água morna.


Para tirar manchas de tintas de óleo sobre vidro e madeira


Aplica-se nas manchas formadas por gotas de tintas e vernizes, repetidamente, um pouco de silicato de potássio (wassergls). Este é capaz de amolecer rapidamente todas as tintas e vernizes de modo que posteriormente as manchas podem ser afastadas facilmente com água,


Para tirar manchas de óleo em concreto.


O afastamento pode ser realizado com auxílio de uma pasta de argila, ou uma pasta preparada de magnésia benzina.

Para tirar manchas de ácido pícrico. 


Deixa-se atuar sobre as manchas, durante um minuto, uma solução de algum sulfito alcalino, p. ex., sulfito de potássio; depois, lava-se com água e sabão.


Para tirar manchas de ácido pirogálico.


Manchas   velhas   não  podem   ser   afastadas.    Manchas   relativa mente frescas podem  ser afastadas,  ou pelo menos  reduzidas, pelo seguinte   processo:   aplica-se   uma   solução   de   sulfato   ferroso,   sob aquecimento, sobre as manchas, até as mesmas atingirem uma coloração quase preta.   Depois disso, lava-se cuidadosamente com água e trata-se as manchas azuis remanescentes com sal de azedas  (oxalato de potássio),  até  que  desapareçam;   finalmente,  lava-se  novamente com água.   Sendo necessário, o processo deve  ser repetido.

Pasta para apagar tinta.


A uma lixívia de 30% de cloreto de magnésio (ou cloreto de cálcio), adiciona-se uma quantidade suficiente de amido de batata, e prepara-se uma pasta, à qual se pode adicionar fibras de madeira, ou vidro pulverizado, areia moída ou matérias equivalentes.

Líquido para apagar tinta.


1. Uma solução concentrada de fosfato de sódio absorve muitas espécies de tinta.
2. A maioria das tintas pode ser afastada pelo emprego de uma solução fraca de cloreto de cálcio (l parte de cloreto de cálcio em 2 partes de água), e lavagem superficial com ácido acético diluído. Finalmente lava-se com água, e seca-se por meio de papel filtrante.

Líquido que não ataca o papel.


80 grs. de ácido oxálico e 20 grs. de hiposulfito de sódio são dissolvidos num litro de água. Para o uso, aplica-se o líquido no lugar em questão e seca-se com papel filtrante. Quando depois de diversas repetições do tratamento os traços da tinta ainda forem visíveis, estes podem ser facilmente apagados com borracha. A água serve para a maioria das tintas. 

Para tirar manchas de ferrugem.


1. O processo mais conhecido consiste num tratamento do objeto com querosene.

2. Conforme a espessura da camada de ferrugem, deixa-se atuar sobre o objeto uma forte solução de protocloreto de estanho, durante 12 a 24 horas, e lava-se depois com amoníaco e finalmente com água, depois do que se seca rapidamente.

3.    Pasta para  o afastamento  da  ferrugem:  
—200 grs.  de  oleína  
—20 grs. de cebo e 40 grs. de parafina são derretidos juntos, adicionando-se pouco a pouco 300 grs. de pedra pomes; a mistura deve ser remexida até o esfriamento.

4. 100 grs. de cloreto de estanho são dissolvidos em l litro de água; de outro lado, dissolve-se 2,5 grs. de ácido tartárico em l litro de água; depois, mistura-se as duas soluções.

5. 100 grs. de protocloreto de estanho são dissolvidos em l litro de água, e 2,5 grs. de ácido tartárico em outro litro de água. À mistura destas duas soluções adiciona-se 20 cm³ de uma solução de índigo diluída com 2 litros de água. O preparado é aplicado mediante um pincel, polindo-se depois a superfície com areia de prata. Para peças de máquinas utiliza-se a mistura de 10 grs. de protocloreto de estanho — 2 grs. de cloreto de mercúrio — l litro de água e 50 cms de uma solução de índigo de 1%.

6.    Meio para afastar ferrugem de ferro e aço: prepara-se, por amassamento, uma pasta viscosa de 15 grs. de cianeto de potássio, 15 grs. de sabão gorduroso e 30 grs. de giz moído, com a quantidade de água necessária. Aplica-se primeiramente no aço uma solução de 15 grs. de cianeto de potássio em 30 grs. de água, e depois disso esfrega-se os lugares em questão com a massa citada, que não afasta somente a ferrugem, mas também dá ao aço o seu antigo estado de polimento.

7. Ferrugem pode ser facilmente afastado com auxílio de cinzas de zinco e soda cáustica, sem ocasionar uma redução do peso do ferro.

8. Os objetos enferrujados, depois de fixados a um pedaço de zinco, são mergulhados em ácido sulfúrico diluído. Neste caso, o ferro não será atacado enquanto conservar o bom contato com o zinco. Para garantir o contato metálico, envolve-se os objetos de ferro com um arame de ferro e liga-se o mesmo ao zinco. Depois deste tratamento, os objetos ficam com uma cor de cinza escuro até preto; assim eles podem ser lavados e engraxados.

9. Os objetos enferrujados são mergulhados durante 12 horas, numa solução de ácido muriático de 6%; depois são limpados mediante uma escova. Em seguida, eles são mergulhados em água de cal, e finalmente lavados em água fria. Para eliminar os últimos restos de ácido, os objetos são mergulhados, vantajosamente, em água fervente, e depois secados por calor.

10. Afastamento da ferrugem de facas: aplica-se na faca uma. mistura de cinzas de madeira peneiradas e querosene, deixando-se atuar durante algum tempo; depois esfrega-se a ferrugem com um pedaço de madeira, e limpa-se finalmente com um trapo de lã.

11. Afastamento de manchas de ferrugem em roupas: l parte de ácido oxálico e l parte de suco de limão são misturadas com 8 partes de água. Aplica-se um pouquinho desta solução sobre a mancha, e coloca-se a mesma em cima de um recipiente com água quente. A mancha desaparece logo e o lugar manchado deve ser lavado em água de sabão.

Para tirar manchas de lacre em matérias têxteis.


Afasta-se primeiramente as partes grosseiras, quebrando o lacre, e umedece-se depois o verso da mancha com álcool, esfregando-se com um trapo impregnado em álcool até o afastamento completo do lacre. Continua-se esfregando levemente até as fibras têxteis retomarem a sua posição antiga.

Para tirar manchas de umidade em roupas brancas.


Quando a roupa branca é guardada em lugares umidos, fica facilmente com manchas de umidade. Antes de tudo, as roupas assim manchadas devem ser lavadas meticulosamente com água e sabão, e depois enxaguadas em água. Depois disso, a roupa é branqueada em água, à qual se adiciona 2 grs. de água oxigenada por litro, e finalmente enxagua-se a roupa numa água, que contem 1% de ácido sulfúrico.

Para o afastamento de manchas recentes, é suficiente mergulhar a roupa em vinagre ou em ácido cítrico de 2%. Finalmente recomenda-se a aplicação de uma solução de sabão branco em água pluvial (frio), salpicar a roupa com um pouco de potassa, expô-la aos raios do sol, lavá-la depois em água e secá-la, finalmente, sobre um gramado, sob a luz do sol.

Para tirar manchas de tintas de anilina.


O meio mais apropriado para este fim é o espírito de sabão (não diluído).
Para tirar manchas de tinta

1. 70 partes de ácido acético
— 29 partes de éter nítrico
— 0,5 partes de glicerina
— 0,5 partes de sulfureto de carbono.

2. l parte de óleo de linhaça
— 8 partes de álcool
— 2 partes de glicerina
— l parte de ácido oxálico
— 3 partes de água e 1/15 parte de creolina.

3. Prepara-se as duas soluções seguidas:
         a- 60 grs. de ácido cítrico são dissolvidos em 400 grs. de água; adiciona-se 100 grs. de uma solução saturada de bórax.
        b- 200 grs. de cloreto de cálcio são bem agitadas com 400 grs. de água; deixa-se esta mistura em repouso durante uma semana, devendo a garrafa ser bem fechada. Depois do tempo citado, decanta-se o líquido e mistura-se o mesmo com 100 grs. de uma solução saturada de bórax. No uso, aplica-se o líquido sobre a mancha, absorvendo-se o excesso por papel filtrante; depois aplica-se a solução
        c-. Depois de desaparecida a mancha, trata-se novamente com papel filtrante, lava-se o lugar que estava manchado com água, e elimina-se a mesma mediante papel filtrante.

4. 100 grs. de cloreto de cálcio são agitados com 800 grs. de água distilada. Depois de um repouso de 24 horas, passa-se a mistura através de um pano, e adiciona-se 120 grs. de ácido acético,

5. 10 partes de ácido oxálico e 10 partes de alúmen são derretidos juntos, a uma temperatura de 120°, e depois fundidos em forma de varetas pequenas (lápis). Estas varetas são embrulhadas em papel de parafina e depois em folha de chumbo. Estas varetas são utilizadas, umedecendo a sua ponta com um pouco de água, e aplicando-a sobre as manchas. Depois disso, aplica-se, mediante um pincel, um pouco de solução de cloreto de cálcio até as manchas desaparecerem completamente; finalmente lava-se com água e seca-se bem.

6. Manchas em madeira envernizada: Tira-se primeiramente o verniz mediante álcool concentrado, umedecendo-se os lugares manchados, e aplica-sé ácido oxálico, deixando-o atuar durante algumas horas; depois lava-se bem. As manchas ainda existentes são tiradas com ácido muriático diluído. Depois de lavada e secada a madeira, pode-se aplicar novamente um verniz.

Um comentário: