Fixadores, Brilhantinas, Pós

Fixadores -Brilhantinas -Óleos / Perfumes / Pós para o Cabelo  

Os fixadores servem para segurar o cabelo, e por isso devem conter alguma substância aglutinante. Antigamente, empregava-se quasi que exclusivamente a mucilagem do caroço dc marmelo; atualmente (1930),
utiliza-se a goma adragante, a gelatina do Jadào e até a goma arábica. Porém devia-se evitar o uso da goma arábica, de­vido a sua força aglutinante excessiva.

Fixadores:

Fixador de amêndoa: deita-se 400 grs. de goma adragante triturada em 8 litros de água de rosas, e revolvendo de vez em quando, deixa-se tudo num lugar morno até que a goma adragante esteja transformada numa massa mucosa. Esta passa-se, sob pres­são, através de um pano grosso e depois através de um mais fino, e adiciona-se um pouco de carmim líquido, assim como 20 grs. de óleo de amêndoa amarga.
Fixador de rosas: 1 gr. de goma adragante — 10 grs. de álcool de 90% — 60 grs. de água distilada — 30 grs. de glicerina de 1,23 peso específico — 1 gota de essência de rosas — 1 gota de essência de bergamota.
Dissolve-se a goma adragante no álcool, adiciona-se a água, e quando a mucilagem formar uma massa homogénea, adiciona-se a glicerina e as essências.
Para dar aos fixadores uma côr vermelha, utiliza-se uma so­lução amoniacal de carmim, nunca colorantes derivados do alcatrão, pois ainda que utilizadas em quantidades pequeníssimas, estes se depositam sobre o cabelo e o couro cabeludo.

As brilhantinas.

Brilhantina simples:
6 partes <Je óleo de ricino — 6 partes de óleo de oliva — 6 partes de água de Colónia.

Outras fórmulas:
20 grs. de óleo de ricino — 2 grs. de sabão medicinal — 10 grs. de benjoim de Sumatra pulverizada M/8 — 180 grs. de álcool absoluto — 1 gota de essência de rosas — S gotas de essência de bergamota.
Dissolve-se o sabão no óleo e o benjoim no álcool, adiciona-se as essências, e filtra-se.
10 grs. de óleo de ricino — 10 grs. de glicerina de 1,23 de peso específico — 10 grs, de benjoim pulverizado M/8 — 2 gotas de sabão medicinal — 200 grs. de álcool de 90%.
Mantem-se em maceração durante 24 horas, e perfuma-se com 2 gotas de uma mistura odorífera e .5 gotas de éter acético, e filtra-se.

Brilhantina a limão:
10 grs. de suco de limão — 10 grs. de glicerina de 1,23 de peso específico — 80 grs. de álcool diluído de 68%, ou a mesma quantidade de água de Colónia.
Esta brilhantina recomenda-se para os casos em que o cabelo, depois de uma lavagem com sabão, fica demasiadamente áspero e seco.
4 Derrete-se 200 grs. de ceresina branca finíssima no banho-Maria, aquece-se a cerca de 70°, e adiciona-se à mesma, num jorro fino, a 700 grs. de óleo de vaselina finíssimo, branco, e mistura-se intensamente. Depois disso, mistura-se uma pequena quantidade desta massa com 1 gr de baunilha e incorpora-se esta mistura à massa; adiciona-se 3 grs. de óleo de gerânio — 5 grs. de óleo de rosas artificial.   A massa viscosa é acondicionada em bisnagas.

Óleos para o cabelo.

     1.   70 grs. de sabão são dissolvidas em 150 grs. de água dis­tilada e, separadamente, 70 grs. de goma arábica em 150 grs. de água distilada, sob ação do calor; juntam-sc ambas as soluções, e adiciona-se 50 grs. de cera de Japão, que se deixa derreter no líquido quente, deixando-se o recipiente no banho-Maria. Separadamente, mistura-se 30 grs. de glicerina quimicamente pura, 150 grs. de cebo finíssimo, e 0,1 grs. de ácido salicílico, e adiciona-se esta mistura à outra massa; revolve-se tudo até obter uma massa pastosa, tinge-se de rosa, e perfuma-se com 5 grs. de óleo de gerânio — 7 grs. de óleo de Portugal. O preparado é conservado em recipientes de louça.
     2 .   500 grs. de óleo de mostarda — 100 grs. de óleo de vase­lina branco — 8 grs. de óleo de palmarosa — 4 grs. de óleo de gerânio.
     3.   750 grs. de vaselina (livre de opalescência) — 250 grs. de óleo de mostarda — 2 grs. de essência de mirbana (nitrobenzol) — 1,5 grs. de óleo de cravo — 2 grs. de óleo de verbena. Para obter uma côr vermelha, utiliza-se a alcanina.
     4 .   400 grs. de óleo de sésamo — 50 grs. de espermacete — 25 grs. de estearina — 10 grs. de óleo de bergamota — 10 grs. de óleo de gerânio .— 2,5 grs. de óleo de petitgrain — 2 grs. de óleo de cravo. Tomando-se uma quantidade maior de espermacete do qu de estearina, o óleo transforma-se em brilhantina, que geralmente se tinge de verde com clorofila.

Perfume para brilhantinas baratas:

Por cada 250 partes de óleo ou pomada toma-se uma mistura de 5 partes de óleo de bergamota — 3 partes de óleo de limão — 1,5 partes de óleo de cravo — 0,5 partes de óleo de canela.



Pó para o cabelo.

1. Pó branco: 500 grs. de talco — 500 grs. de amido — 150 grs. de pó de raiz de iris — 1000 grs. de farinha de batata. Uma pequeníssima adição de azul ultramarino dá à massa uma côr bran­ca. Finalmente, perfuma-se com tintura de violeta (1%) — 1 gr. de óleo artificial de ylang-ylang — 7,5 grs. de essência de almíscar.
    
2. Pó loiro: 500 grs. de farinha de trigo — 250 grs. de pó de raiz de iris — 250 grs. de farinha de batata —> 100 a 150 grs. de ocre, segundo a tonalidade desejada: perfume à vontade.
    
3. Pó preto: 500 grs. de talco — 250 grs. de pó de raiz de iris — 125 grs. de carvão de madeira de tília — 35 grs. de carvão animal; perfume à vontade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário