Fabricação de Vernizes


VERNIZES  - 1930

       As matérias primas empregadas para a preparação dos ver­nizes são, em primeiro lugar, as resinas, que são responsáveis pelo brilho e pela dureza, e, além disso, os dissolventes e os secantes.
      As resinas (naturais) mais importantes são: copais de diversas classes, goma-laca, damar, mástique, âmbar, terebentina, sandarac, acaroid, colofônio, elemi, asfalto, etc.
Antiga fábrica de vernizes
     As resinas artificiais mais importantes são: bakelite, resinita, etc.
     Como dissolventes, são empregados os óleos gordurosos secantes, como óleo de linhaça, óleo de madeira, ou os óleos etéricos, como óleo de terebentina ou os substitutos do mesmo, além disso álcool e eter e os seus deriva­dos, e ainda os hidrocarburetos, etc.
     Como secantes servem, ge­ralmente, as ligas de chumbo e manganês.
     Conforme a qualidade do dissolvente, distingue-se entre três classes de vernizes:
verni­zes gordurosos, 
vernizes de terebentina, 
vernizes etéricos ou de álcool.
      
      Para aqueles fins, onde se trata de cobrir algum objeto com uma camada de verniz que seja resistente às influências do ar, da umidade e da poeira, podem ser empregados somente os ver­nizes gordurosos. Entre estes são os melhores os de copal, porém se empregam, também com bom resultado, os de âmbar e de as­falto. A adição de colofônio, porém torna o verniz pouco resis­tente.
    Deve ser mencionado que geralmente, o verniz gorduroso é tanto mais durável quanto mais de vagar o mesmo secou, e tanto mais elástico quanto mais gorduroso. A qualidade do verniz, então, depende em primeiro lugar da natureza da resina empre­gada, da quantidade e qualidade do óleo secante e, finalmente, do cuidado empregado no derretimento das resinas.
     Para evitar este derretimento, que produz perdas quantitati­vas, e que representa um trabalho dificil, com perigo de incêndio, emprega-se modernamente diversos dissolventes diretos. Estes dissolvntes são: tetracloreto de acetilena, mono e dicloreto de ben­zeno, acetona e diversos corpos cetônicos.
     A maioria das resinas não é solúvel em tetracloreto de carbono (nocivo) puro.
     O tetracloreto de carbono, porém, tem a qualidade vantajosa de eliminar a grande inflamabilidade dos outros líquidos empregados para a fabricação dos vernizes, como eter, álcool, benzol, etc.
     A benzina torna-se ininflamavel quando uma parte (em vo­lume) de benzina é misturada com 9 partes (em volume) de te­tracloreto de carbono. Uma mistura de 6 partes (em volume) de benzina com 4 partes (em volume) de tetracloreto de carbono, inflama-se, à temperatura do ar, pela simples aproximação de um fósforo com chama fortemente fumegante.
     O álcool metílico, que às vezes se emprega também para a fa­bricação dos vernizes, não perde sua fácil inflamabilidade pela adição de tetracloreto de carbono.
     Deve ser mencionado que o óleo de linhaça para a fabricação dos vernizes, deve ser absolutamente puro, clarificado e de 1 ano de idade, pelo menos. Antes de empregar um óleo de linhaça, deve-se verificar sobre o estado do óleo , se o mesmo é puro e bem envelhecido. Com frequência, emprega-se também um óleo de li­nhaça espesso, que se obtém por um aquecimento contínuo do óleo comum até a temperatura de 370°.
   
     Muito mais simples do que a fabricação dos vernizes gorduro­sos é a fabricação dos vernizes de terebentina, dos etéricos, e de álcool. A solução das resinas exige, neste caso, pouco ou nenhum calor. Estes vernizes, porém, não resistem à influência do ar e são, portanto, apropriados somente para uso em recintos fechados, Estes vernizes secam rapidamente e produzem uma camada muito fina e transparente, de alto brilho.
   
     Para a fabricação dos verni­zes de álcool, emprega-se vantajosamente a goma-laca, fornecendo esta, em forma descorada, a camada mais fina e completamente transparente.
   
     Como regras gerais para a preparação e aplicação das classes mais usadas de vernizes, sejam indicadas as seguintes:
   
     Os vernizes de asfalto são apropriados para envernizar peças de ferro. Estes vernizes são atacados pelo ar, não servindo, por isso, como proteção contra o enferrujamento do ferro.
     Os verni­zes de asfalto são vernizes gordurosos de cor escura. Aplicados em camada fina, eles dão um brilho de cor marrão-escuro. Apli­cados sobre fundo escuro, eles aparecem de cor bem preta. Para a fabricação dos vernizes são mais apropriados os asfaltos sírios,, e os de gilsonite Estes asfaltos são fervidos em recipientes de qualquer material e tamanho, com um óleo de boa qualidade.
     

Os vernizes de âmbar derretido.

Os vernizes de éster.

Os vernizes de borracha.
Resina de Ambar

Vernizes de álcool.

Verniz para tipografias.

Vernizes de óleo de terebentina.

Colofônio

Verniz para tipografias.

Vernizes de celulose.

A secagem dos óleos.

      

      

Verniz de asfalto-ambar.

Verniz de asfalto de cor preta.

Resina Damar

Verniz de damar.


Verniz isolante.
Mástique Resina

Vernizes de álcool, coloridos.

Vernizes de álcool, transparentes.

Verniz de asfalto-ester.

Verniz de secagem rápida.

Óleos secantes de cor marrão.

Óleo secante de ocre.


     

borracha bruta



Acetato chumbo

Óleos secantes incolores.

Resinatos de cobalto (secantes de cobalto).

Óleo secante de sulfato de bário.

Resinatos de metais ou resinatos de 

Óxidos de metais, secantes de resinas.





Óleos secantes de resina.

Verniz de cor de ouro para folhas de Flandres. 
Goma-laca

Verniz de caseína.

Verniz para encadernadores.

Verniz para cabo de madeira de escovão.

Óleos secantes 

(meios secantes líquidos).

Verniz de resina de cumarino.


Vernizes de álcool com goma-laca.
Verniz para encadernadores.
Verniz opaco para vidro.
Verniz para a proteção de espelhos.
Verniz para madeira, resistente contra água, ácido e alcalinos
Caseina Industrial
Verniz de rhus.
Verniz para placas de mármore.
   


Vernizes para fotógrafos.

1. Verniz para diapositivos.   
2. Verniz para chassis de chapas
3. Verniz para negativos
4. Verniz de celuloide.

Verniz de proteção para alumínio.

Vernizes para metais.

Verniz de cor de ouro para objetos metálicos.

Verniz de asfalto para objetos de ferro.

Verniz de asfalto-querosene para objetos de ferro.

Verniz para folhas.

Verniz para ferro.

Verniz opaco para metais.   

Verniz para fins  eletroquímicos. .

Verniz para objetos de estanho.

Verniz de proteção para metais brilhantes.

     

Verniz para aço

Verniz para quadros a óleo.

Vernizes de álcool para papel.


Verniz fixativo para desenhos de giz e carvão.

Verniz para papeis finíssimos.

Verniz para etiquetas.

Verniz para colar etiquetas.

Verniz para papel transparente.


Verniz preto para porcelana.







Verniz para caixas de ressonância.

Verniz para cabos de guarda-chuvas.

Verniz para chapéus de palha.

Verniz preto, opaco.

Acetato de Manganes

Verniz para oleado.erniz para carroças

Vernizes Zapon.

Verniz de zellit e acetol.

Verniz de celuloide esponjoso.




       









3 comentários:

  1. reciclei umas garrafas de vinho e azeite. Pintei co tinta de piso decorei com a tecnica de decoupage e pintei alguns desenhos com tinta de tecido. Gostaria de usas-la com garrafas de agua. Qual verniz me indica? sabendo que serao colocadas na geladeira e lavadas.

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  2. Oi Bianca, existem boas fórmulas nesta página mas se preferir procure em lojas do ramo por - Epóxi curadas com poliamidas –
    são resistentes a umidade, imersão em água doce ou salgada. Alta flexibilidade e aderência . São usadas em ambientes internos de reservatórios de água potável.
    Faça antes um teste, para saber se sua decoração resistirá ao verniz.
    Espero ter ajudado.

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  3. Onde encontro esses componentes químicos? Gostaria de aprender a fazer essas fómulas. Grata!

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