Produtos cosméticos para a barba - 1900

Líquido para Barba - Loções - Creme - Pasta - Sabonetes - Pedras 

Líquido para lavar depois de barbear:
      
Dissolve-se 8 grs. de ácido bórico em 1000 grs. de água e derra­ma-se esta solução sobre 180 grs. de sementes de linhaça, deixando-a por 3 dias, durante os quais se revolve de vez em quando. Depois disso passa-se através de um pano, e adiciona-se 128 grs. de glice­rina — 12 grs. de fenol — 192 grs. de álcool e 16 grs. de água de Colónia; depois de 24 horas de repouso filtra-se novamente, e adi­ciona-se água até obter 1500 grs. de líquido.


Creme para barbear:
      Derrete-se 300 grs. de estearina — adiciona-se sob revolução 150 grs. de amónia líquida — 200 grs. de glicerina — 2350 grs. de água — 5 grs. de solução de eosina; à massa semi-fria adiciona-se 50 grs. de óleo de gerânio — 20 grs. de óleo de alfazema — 30 grs. de óleo de bergamota. Finalmente, toda a massa é revolvida até o esfria­mento, e depois colocada em bisnagas.

Creme para a barba, não ofensivo:
      Os depilatórios conhecidos, que consistem de misturas pastosas preparadas a frio, de sulfitos de álcalis terrosos, como os sulfitos de bário, estrôncio, cálcio, com giz, talco, amido, etc., exercem um efeito cauterizante sobre a pele. Este defeito pode ser evitado pela preparação a quente.
      Para este fim, os sulfitos comuns são aque­cidos junto com amido e água, a uma temperatura de cerca de 100°. Esse aquecimento transforma o amido em cola, que protege a pele contra os efeitos
cauterizantes.
Assim, p. ex., aquece-se à ebuli­ção uma mistura de 1,5 grs. de sulfito de estrôncio e 2 grs. de amido com 8 grs. de água, que previamente foi revolvida até obter um líquido. Durante o aquecimento deve ser revolvido. Quando esfria­da, a massa atinge uma consistência de creme.

Pasta para a barba:
      45 grs. de espermacete - (ver espessantes)
— 45 grs. de óleo de amêndoa doce
— 50 grs. de sabão potássico
— óleo de amêndoa amarga a vontade.

Sabonetes para a barba:
      1.   400 grs. de cebo de cordeiro e 200 grs. de óleo de coco são derretidos, depois do que se deixa esfriar a uma temperatura de 50° C; adiciona-se 340 grs. de lixívia de sódio e 60 grs. de lixívia de.potássio (ambos de um peso específico de 1,26); sob ligeiro aque­cimento, revolve-se cerca de meia hora ou tanto tempo que a massa form uma cola homogénea. Depois adiciona-se 
2 grs. de óleo de cuminho
 — 2,5 grs. de óleo de bergamota 
— 1,5 grs. de óleo de alfazema 
— l gr. de óleo de tomilho 
— 5 gotas de mirbana.        
Depois de esfriado corta-se em pedaços de qualquer forma desejada, deixa-se secar um pouco, e embrulha-se finalmente em folhas de estanho. 
Por adição de 5 a 8% de potassa ou soda calcinada e de 70% de água este sabonete pode ser transformado em pasta para a barba.
      
2.   Sabonete líquido: 10 grs. de sabão branco — l kg. de óleo de amêndoa — 5. kgs. de álcool — 5 kgs. de água de rosas — 100 grs. de tintura de âmbar — 100 grs. de tintura de benjoim.
     
3.    Pó   de   sabão  para   a  barba:   3  kgs.   de  pó   de   sabão   (boa qualidade  de   sabão sódico  ou   sabão  para  a  barba  —  150 grs.   de pó  de  raiz de iris — 100 grs. de farelo de  amêndoa — 14 grs.  de perfume  (p. ex. 14 grs. de óleo de amêndoa amarga, ou como per fume  de rosas  uma  mistura  de  10  grs.  de  óleo  de  gerânio —   l,5 grs. de óleo artificial  de rosas  —  3  grs. de óleo de madeira de rosas).

Pedras para a barba:
      
1.    Dissolve-se alumem na mesma quantidade de água, evaporiza-se esta novamente, adiciona-se um pouco de glicerina — subli­mado ou mentol, deita-se está mistura quente em moldes de chapa e, depois da solidicação, alisa-se a massa cristalina, externamente,, com água.
      
2.    Alumem é derretido na sua água cristalina e adicionado aldeído fórmico, bórax, glicerina e óxido de zinco. Assim p. ex. derrete-se pó de alumem com 5% de bórax — 1% de glicerina — 0,5% de óxido de zinco — 1% de aldeído fórmico. Derrete-se no banho-Maria, revolve-se e deita-se em moldes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário