Absorver,Tirar Poeira

Óleo para absorver poeira.  1920

   
  Em princípio, pode-se distinguir esses óleos em duas classes, a saber: os óleos insoluveis que são aplicados diretamente ao chão, e os solúveis em água que são misturados com água antes do uso. Os óleos da primeira classe consistem principalmente de óleos minerais, ou têm adições de
óleos graxos até 13,5% (óleo de linhaça, óleo de colza, lanolina), e substâncias odoríferas, pigmentos e desinfetantes.
A- solubilidade em água, ou a capacidade de formar emulsões com a água, dos chamados "meios solúveis
em água", que contém cerca de 50 a 80% de óleo mineral, é conseguida por sabão de ácido oléico, sabão resinoso, ácido sulfúrico graxo, etc.

Pó para absorver poeira.

      Mistura-se 36 partes (em peso) de serragem ou farinha de ma­deira de uma madeira mole — 15 a 18 partes (em peso) de argila — 70 a 72 partes (em peso) de uma solução aquosa de cloreto de mag­nésio de 30 a 40° Be. Numa parte desta solução, molha-se 2 a 4 partes (em peso) de amido.
Mistura-se as substâncias acima indicadas, sob aquecimento, den­tro de um recipiente equipado de um agitador, até estar evaporizada a agua utilizada para a dissolução dos sais. Não deve ter lugar nem uma decomposição do cloreto de magnésio ou cloreto de cálcio em ácido muriático e o correspondente óxido, nem uma aglutinação do amido. Finalmente, adiciona-se os meios desinfetantes e odoríferos apropriados, e peneira-se, ou moe-se a massa em moinhos. Obtem-se uma massa frouxa, clara e pulverizada, que conserva sempre um suficiente grau de umidade, devido à absorção de água pêlos sais contidos na massa, sem aglomerar, e que por este motivo é muito apropriado para absorver poeira.

Panos de tirar  poeira,  para o uso doméstico.


l- O pano de algodão, isento de goma, é mergulhado numa mis­tura de 10 partes em peso de glicerina e 20 partes em peso de água, deixando-o na mesma durante alguns minutos, depois do que o pano é torcido e pendurado para secar. A temperatura da mistura deve ser de 30 a 40° C. A glicerina, uniformemente distribuída no pano, conserva o mesmo em estado úmido por um tempo suficiente para que possa aderir a poeira.
2. Impregna-se um pano de algodão, sem goma, numa mistura de 10 partes em peso de um óleo mineral (0,85 a 0,90) e 30 partes em peso de benzina, ou qualquer outro dissolvente facilmente volá­til, torce-se bem e seca-se, sem contato com o ar, com ligeiro aquecimento. O dissolvente pode ser recuperado.


Óleos para o chão.


1. —  100 partes em peso de óleo de vaselina de cor amarela são, misturados com 40 partes em peso de óleo de colza e 20 partes era peso de óleo de linhaça.
2 — 170 partes em peso de óleo de parafina clara são mistura­das com 15 partes em peso de óleo de linhaça, e perfumadas com óleo de  citronela.
3. — Para grandes salões de reuniões, etc.: 100 partes em peso-de óleo de vaselina branco, e 10 partes em peso de óleo de linhaça branqueado são misturadas e perfumadas.
4.  — Para bancos, escolas, etc.: a) 100 partes em peso de óleo de vaselina
   — 100 partes em peso de óleo de colza
  — 20 partes em peso de óleo de linhaça, b) 100 partes em peso de óleo mineral (incolor)
  — 15 partes em peso de óleo de resina
  — 10 partes em peso de óleo de terebentina.